O Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP) foi lançado em setembro de 2021 por diferentes consórcios internacionais, um formado pela GFA Consulting GmbH, NIRAS e CLEAN, e outro pela SEQUA, EPRD e FCH, no âmbito do“Instrumento de Política Externa da UE (FPI)”
Reforçar o papel de liderança da UE na transição para os plásticos do futuro e contribuir para plásticos resilientes mais competitivos e indústrias de reciclagem. A ação contribuirá para que a UE cumpra os seus compromissos globais em matéria de clima e os objetivos da política industrial, apoiando os aspetos internacionais da Estratégia da UE para os Plásticos na Região das Américas.
Apoiar a transição para a produção e consumo sustentáveis de plásticos na Região das Américas e contribuir para reduzir significativamente o lixo marinho e ribeirinho, facilitado por métodos, políticas e modelos de negócios inspirados na economia circular europeia.
COMPONENTE 1
DIÁLOGO POLÍTICO E COOPERAÇÃO
COMPONENTE 2
COOPERAÇÃO TÉCNICA E MODELAGEM
COMPONENTE 3
DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÕES
Apoiar a região promovendo a diplomacia verde da UE para distribuir apropriadamente (entre seu povo) recursos, conhecimentos, habilidades e riqueza a fim de atender às suas necessidades atuais e futuras, enquanto floresce em harmonia com a natureza.
Nossa missão é facilitar a transição para a economia circular de plásticos nas Américas, por meio de:
Por que PLÁSTICOS CIRCULARES? Diante da indesejável contaminação do solo, água, ar, flora e fauna gerada pela produção e consumo inadequados de plásticos, a economia circular serve como um modelo alternativo viável para evitar esse tipo de poluição.
Considerando a relevância global da promoção de uma economia de plásticos circulares, a União Europeia lançou em setembro de 2021 o programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP). O foco está no apoio a essa transição no Brasil, Canadá, Chile e Colômbia, por meio do fortalecimento do diálogo e da cooperação em soluções plásticas circulares em linha com a Estratégia do Plástico da UE, para, entre outros, prevenir o lixo marinho. A promoção do modelo de economia circular nestes países servirá de quadro de referência para a criação de oportunidades de desenvolvimento de novas ferramentas, modelos de negócio e métodos de design.
O CPAP contribui com o fortalecimento de políticas públicas e trabalho colaborativo com autoridades, além de promover o compartilhamento de conhecimento e divulgação de tecnologias e inovações com atores da cadeia de valor do plástico por meio de uma plataforma digital inovadora de cocriação, projetos-piloto e consciência estratégica campanhas.
O programa vai até janeiro de 2024 e por meio da articulação de pessoas, parceiros, ideias e ações pretende ser um importante aliado na transição para uma cadeia de valor do plástico circular na região.
GFA Consulting Group GmbH
Eulenkrugstraße 82, 22359
Hamburgo, Germany
Project Office Brazil
SCN Bloco 4 – Sala 1249
70714-900
Brasília, Brazil
EPRD Office for Economic
Policy and Regional Development Ltd.
E: [email protected]
Canadá
Fundación Chile
Avenida Parque Antonio Rabat Sur 6165, Vitacura
Santiago, Chile
NIRAS América Latina SAS
Calle 69ª #4-47, Ofs 4 y 5
Bogotá, Colômbia